A Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões criou uma seção dedicada especialmente à comunicação científica a partir do volume 33(5) de setembro/outubro de 2006. O editorial (external link) desse número, de autoria de Saul Goldenberg e Carlos Alberto Guimarães, destaca que “o objetivo principal dessa nova Seção é realizar uma avaliação da forma da apresentação da comunicação científica, investigando os problemas existentes e propondo soluções. Por suas características, essa Seção será multidisciplinar, recebendo contribuições de médicos, cirurgiões e não-cirurgiões, e de outros profissionais das mais variadas áreas”.

O primeiro trabalho (external link) publicado nessa seção é a tradução em idioma português da versão de fevereiro de 2006 das normas do International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE (Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas), mais conhecidas como normas de Vancouver.

É de nosso conhecimento que o Jornal de Pediatria também publicou versão atualizada em português dessas normas (http://www.jped.com.br/port/normas/normas_07.asp (external link)).

O ICMJE é um grupo de editores de renomadas revistas médicas, que aprovaram a revisão das Normas em julho de 2005, e cujos participantes se reúnem anualmente para atualizá-las. O Comitê estimula as organizações interessadas a copiar ou traduzir este documento em outros idiomas que não o inglês, sem fins lucrativos. As traduções devem indicar que o conteúdo da tradução não é endossado pelo Comitê e que pode não representar adequadamente a versão oficial mais recente das normas. Recomenda-se que seja sempre consultada a versão oficial, que está disponível em http://www.icmje.org (external link).

As revistas e organizações que integram o Comitê são: Annals of Internal Medicine, British Medical Journal, Canadian Medical Association Journal, Croatian Medical Journal, Journal of the American Medical Association, The Dutch Medical Journal (Nederlands Tijdschrift voor Geneeskunde), New England Journal of Medicine, New Zealand Medica Journal, The Lancet, The Medical Journal of Australia, Tidsskrift for Den Norske Laegeforening, Journal of the Danish Medical Association (Ugeskrift for Laeger), e a National Library of Medicine, dos Estados Unidos.

É importante observar que as normas do ICMJE referem-se a todo o processo de redação, submissão e publicação de artigos científicos na área da saúde e não apenas ao estilo de apresentação de referências bibliográficas. A estrutura do conteúdo contempla considerações éticas da pesquisa e da publicação científica (tais como, papel do editor e dos autores, conflitos de interesse, revisão por pares, agradecimentos), questões editoriais (tais como, retratações, publicações redundantes, direitos autorais, propaganda, suplementos e números especiais) e orientações sobre apresentação e submissão de trabalhos (tais como, texto, tabelas, referências, correspondência para submissão).

No site do ICMJE aparece uma lista das revistas que adotam as normas do ICMJE (http://www.icmje.org/jrnlist.html (external link)). A inclusão de títulos nessa lista deve ser solicitada à secretaria do ICMJE, aos cuidados de Christine Laine.