Notícia divulgada pela Agência FAPESP (external link) em 20 de junho de 2007:

No dia 14 de junho de 2007, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq (external link)) firmou um contrato com a International Digital Object Identifier Foundation para implantar na Plataforma Lattes (external link) o Sistema Identificador de Objetivo Digital (DOI (external link) , sigla em inglês).

Segundo o CNPq, o sistema DOI foi inserido no Currículo Lattes apenas para fins de certificação, mas já conta com 34.923 objetos registrados na base da plataforma. A sua utilização proporciona também o acesso integral ao artigo publicado pelos pesquisadores, além de trazer maior confiabilidade à informação cadastrada.

A partir de setembro, os usuários da Plataforma Lattes poderão, de posse do número DOI, preencher as informações sobre suas publicações científicas no currículo Lattes. Quando o pesquisador colocar o número, a Plataforma Lattes irá acessar a base de dados do DOI, e vai preencher, automaticamente, o título, o ano, o volume, fascículo, páginas da publicação e o nome do primeiro autor. Além da facilidade, o sistema garantirá uma maior confiabilidade da informação cadastrada.

Segundo informações do CNPq, o Sistema possui mais de 28 milhões de DOI registrados.

DOI e Plataforma Lattes na SciELO

Todos os artigos da Coleção SciELO Brasil (external link) possuem o identificador DOI (Document Object Identifier), que funciona como indentificador único permanente do artigo e pode ser usado com o propósito de citação e recuperação do artigo no ambiente on line.

Além disso, a coleção SciELO Brasil disponibiliza, desde 2002, o link para o curriculum dos autores dos artigos na Plataforma Lattes, confirmando a liderança na BIREME/OPAS/OMS (external link) nessa área.