Na mais recente Assembléia Geral da World Medical Association (WMA (external link)), em outubro de 2008, a Declaração de Helsinque foi revisada. A nova versão passa a ser a única versão oficial, que substitui todas as anteriores. Segundo a WMA as antigas versões não devem ser mais utilizadas ou citadas a não ser por razões históricas. Sendo assim, é importante que os editores de revistas científicas que citam a Declaração de Helsinque nas Instruções aos Autores atualizem a data e o link para a versão atualizada.

A Declaração de Helsinque (external link) foi lançada pela primeira vez em 1964 e foi revisada seis vezes desde então durante as Assembléias Gerais da WMA. Foi criada como uma declaração de princípios éticos para a pesquisa médica envolvendo seres humanos, incluindo pesquisa com material ou dados relacionados a seres humanos. A nova versão está dividida em três seções:

A. Introdução
B. Princípios para toda pesquisa médica
C. Princípios adicionais para a pesquisa médica combinada com a atenção em saúde

O Grupo de Trabalho para a revisão da Declaração de Helsinque foi constituído em 2007 com a participação de 5 Associações Médicas Nacionais, respectivamente, do Brasil, Alemanha, Japão, África do Sul e Suécia.

A World Medical Association é constituída por associações médicas nacionais, que representam os médicos e outros profissionais de saúde, em todo o mundo. Seu objetivo é lutar pelo interesse dos pacientes e pela melhor qualidade da atenção em saúde. Sua principal função é constituir um fórum livre e aberto para a discussão de assuntos relativos a ética médica, educação médica, temas médico-sociais e temas médicos em geral. As recomendações da WMA oferecem apoio à tomada de decisão médica e tem recebido o apoio e reconhecimento nos debates da comunidade médica nacional e internacional.

Além da Declaração de Helsinque, a WMA publica outras recomendações e políticas (external link) como, por exemplo, para os transplantes, poluição sonora, uso de tabaco e até uma reolução em defesa das Associações Médicas da América Latina e Caribe (World Medical Association Resolution in Support of the Medical Associations in Latin America and the Caribbean (external link))

O site da WMA apresenta as referências de alguns artigos sobre a Declaração de Helsinque, que podem ser úteis para entender a evolução e a utilização das recomendações. Um dos artigos citados foi publicado no Bulletin of the World Health Organization, em agosto de 2008, no número comemorativo dos 60 anos da OMS sobre em saúde pública:

Williams JR. The Declaration of Helsinki and public health. Bulletin of the World Health Organization 2008; 86: 650-651 (external link).