Nos dias 10 a 12 de setembro de 2009 será realizado o Sixth International Congress on Peer Review and Biomedical Publication (external link) (6º Congresso Internacional sobre Revisão por Pares e Publicação Biomédica), em Vancouver, Canadá

O objetivo desse Congresso é contribuir para melhorar a qualidade e a credibilidade do processo de revisão por pares e das publicações científicas da área da saúde e para a disseminação eficiente, eficaz e equitativa da informação biomédica em todo o mundo.

Os editores do JAMA (Journal of the American Medical Association) e BMJ (British Medical Journal), organizadores do evento, convidam os editores de periódicos científicos da área da saúde para apresentação e discussão de resultados de pesquisas relacionadas com a atividade de revisão por pares e as publicações científicas. Podem ser apresentados trabalhos sobre qualquer aspecto da atividade editorial, publicações científicas e intercâmbio de informação.

As listas de temas sugeridos para apresentação de trabalhos assim como as instruções para apresentação dos resumos estão disponíveis em http://www.ama-assn.org/public/peer/callforabstracts.html (external link).

Até o momento foram realizados cinco congressos internacionais, em Praga, Chicago e Barcelona. Os trabalhos apresentados nos congressos anteriores foram publicados em números especiais do JAMA e podem também ser consultados no site do Congresso (external link). A data limite é 01 de março de 2009.

Durante o último Congresso, realizado em 2005, foram apresentados em plenária 42 resultados de pesquisa e 53 pôsteres sobre: autoria, conflitos de interesse, políticas editoriais, guias para editores, questões éticas, processo de revisão por pares, má conduta científica, viés de publicação e financiamento, indexação, acesso aberto, fator de impacto, publicação eletrônica, registro de ensaios clínicos, qualidade dos artigos científicos, dentre outros temas.

Esperamos que pesquisadores, autores, editores e revisores da América Latina e Caribe participem ativamente desse importante congresso e enviem contribuições. Será uma magnífica oportunidade para intercâmbio de experiências com editores de todo o mundo, especialmente em relação a questões gerenciais.


Nota: Notícia produzida com a contribuição de Dr. Herbert Stegemann, da Venezuela, integrante do Comitê Assessor da WAME (World Association of Medical Editors), em representação da América Latina