A colaboração entre Europa e a região da América Latina e Caribe se fortalece no âmbito da comunicação cientifica por meio da iniciativa Network of Collaboration Between Europe and Latin American Caribbean Countries (NECOBELAC (external link)).

A rede de colaboração NECOBELAC tem por objetivo disseminar conhecimento em produção da literatura científica na área da saúde pública e sua publicação em acesso aberto. Coordenada pelo Istituto Superiore di Sanità (ISS) de Roma e financiado pelo 7° Programa Quadro da Comissão Europeia, a rede NECOBELAC vem, neste sentido, promovendo treinamentos para formar multiplicadores que poderão disseminar seu aprendizado por meio de cursos em seus próprios países, comunidades e instituições.
Uma ação recente é o curso regional realizado entre 13 e 15 de abril de 2010 na sede do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS (external link)), em São Paulo, Brasil.
Este foi o primeiro treinamento NECOBELAC na região (link agenda|acesse a agenda), contando com 29 participantes da Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai. Como equipe de coordenação, o curso contou com Paola de Castro (ISS (external link), Itália), Reme Melero (CSIC (external link), Espanha), Carlos Agudelo (ISP (external link), Colômbia), Eloy Rodrigues (Uminho (external link), Portugal), Abel Packer, Diretor da BIREME e Lilian Calò, gerente de Produção de Fontes de Informação na BIREME.

O objetivo deste treinamento realizado em português e espanhol foi disseminar as premissas que norteiam a iniciativa NECOBELAC: conscientizar sobre a importância da comunicação científica e o modelo de publicação em acesso aberto, bem como promover a cooperação entre os países de ambas as regiões; explicar o uso de link|mapas conceptuais como ferramenta de formação; e ainda assinalar as diferenças culturais, receber feedback dos participantes que serão os futuros formadores locais.
O curso foi gratuito, com a presença de editores de periódicos científicos, bibliotecários, professores universitários, coordenadores e representantes de instituições da Rede BVS e redes associadas, profissionais conhecedores dos tópicos abordados que, de maneira a aprofundar seu conhecimento, assistiram a apresentações e participaram das discussões, uma importante parte do programa.
O curso foi bem avaliado pelos participantes, contribuiu para o aprendizado de novos conceitos segundo 92% e correspondeu às expectativas de 83% dos profissionais que participaram do treinamento. “Acredito que as apresentações atingiram a todos os envolvidos, desde a produção científica até envolvidos com acesso aberto”, afirma Adriana Luccisano, bibliotecária do colegiado SciELO. Quando questionada sobre o aproveitamento dos conteúdos do treinamento, Mariza Leal de Meirelles do Couto, bibliotecária-chefe do SIBi/USP afirmou que, considerando a duração de três dias, não é possível aprofundamento em tudo para todos os participantes. “Entretanto, supriu as necessidades, deixando buscar alguns aprofundamentos, elaborar adaptações necessárias à aplicação à realidade institucional”, disse Mariza. Ana Maria Alvarez Lage, do CAICYT Argentina comentou que “as apresentações ampliaram meus conhecimentos sobre o tema e geraram entusiasmo na proposta” (de realizar um treinamento em seu país e instituição de origem para replicar os conhecimentos aprendidos, uma das premissas do programa NECOBELAC).

Os próximos cursos NECOBELAC serão de dias 18 a 22 de outubro de 2010, em Roma, na Itália; de 16 a18 de novembro de 2010, em Bogotá, na Colômbia; e de 28 de março a 2 de abril de 2011, em Madrid, na Espanha. Alem desses cursos voltados à formação de treinadores locais (T1), será realizado em Bogotá, no mês de agosto, o primeiro curso multiplicador T2, organizado por Carlos Agudelo, destinado a profissionais da Universidade Nacional da Colômbia e outros participantes da comunidade acadêmica de Bogotá.

NECOBELAC: parceiros e convergência com a BVS e SciELO
Com experiência em escrita científica e acesso aberto, bem como fornecimento de informação científica e técnica na área da saúde, os parceiros NECOBELAC são o Istituto Superiore di Sanità (ISS) de Italia, Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) de Espanha, University of Nottingham (external link) (SHERPA (external link)) do Reino Unido, a BIREME, o Instituto de Salud Publica (ISP) da Colômbia e a Universidade do Minho (UMINHO) de Portugal.
O desenvolvimento e operação da Rede NECOBELAC está baseado nas estruturas, sistemas, redes, tecnologias e iniciativas que já existem na América Latina e Caribe. Em particular, o projeto converge e fortalece as redes da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS (external link)) e SciELO (external link), que são referencias regionais e globais em comunicação científica em acesso aberto, especialmente em saúde pública. A BIREME coopera com o desenvolvimento do programa NECOBELAC em todas as linhas de ação e é responsável pelo projeto orientado à produção de instrumentos de gestão de informação e infraestrutura para fortalecer a cooperação entra a União Européia e América Latina e Caribe.

Links relacionados
Agenda do curso (external link)
Curso NECOBELAC sobre escrita científica e acesso aberto