O projeto é coordenado pelo Istituto Superiore di Sanità, (Itália) e tem como parceiros o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC (external link)) de Espanha, a University of Nottingham (SHERPA (external link)) do Reino Unido, o Centro Latino Americano de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), o Instituto de Salud Publica (ISP (external link)) da Colômbia e a Universidade do Minho (Uminho (external link)) de Portugal. Estas instituições possuem larga experiência em escrita científica e acesso aberto, bem como no fornecimento de informação científica e técnica na área da saúde.
O objetivo deste treinamento é disseminar as premissas que norteiam a iniciativa NECOBELAC: conscientizar sobre a importância da comunicação científica e o modelo de publicação em acesso aberto, bem como promover a cooperação entre os países de ambas as regiões; explicar o uso de mapas conceptuais como ferramenta de formação; e ainda assinalar as diferenças culturais, receber feedback dos participantes que serão os futuros formadores locais.
O programa do curso está disponível na página do programa NECOBELAC (external link) na Web.

Os próximos cursos NECOBELAC serão em Bogotá, Colombia, de 16 a 18 de novembro de 2010; e em Madri, Espanha, de 28 de março a 2 de abril de 2011.

A rede de colaboração NECOBELAC tem por objetivo disseminar conhecimento em produção da literatura científica na área da saúde pública e sua publicação em acesso aberto. Coordenada pelo Istituto Superiore di Sanità (ISS (external link)) de Roma e financiado pelo 7° Programa Quadro da Comissão Europeia, a rede NECOBELAC vem, neste sentido, promovendo treinamentos para formar multiplicadores que poderão disseminar seu aprendizado por meio de cursos em seus próprios países, comunidades e instituições.