No marco das iniciativas orientadas a favorecer o desenvolvimento global do conhecimento, o projeto NECOBELAC (Network of Collaboration Between Europe and Latin American & Caribbean Countries) finalizou mais uma edição do curso em escrita científica e acesso aberto da rede. Após a capacitação de turmas em São Paulo e em Roma, Itália, foi a vez da cidade de Bogotá, na Colômbia, receber o treinamento.

O curso foi realizado entre os dias 9 a 11 de novembro de 2010. A BIREME/OPAS/OMS apoiou as atividades - representada por Lilian Calò, gerente PFI - que realizou apresentações sobre a SciELO e modelos econômicos para periódicos em acesso aberto. Confira a agenda (external link) detalhada.

Com a participação de representantes de instituições acadêmicas e de saúde pública da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México e Peru, o treinamento está focado em formar futuros facilitadores da curso, seguindo a estratégia NECOBELAC, além de conscientizar sobre a importância da comunicação científica e o modelo de publicação em acesso aberto, promover a cooperação entre os países, explicar o uso de mapas conceptuais como ferramenta de formação e assinalar as diferenças culturais.

O projeto NECOBELAC (external link) fomenta a cooperação entre Europa e América Latina e Caribe visando melhorar a difusão de informação científica em saúde pública, assim como a qualidade de vida e desenvolvimento de populações. As diferentes experiências do projeto europeu e latino-americano são as bases para tomar medidas em direção à aprendizagem ativa, desenvolvendo iniciativas e políticas locais, nacionais e regionais a favor do Acesso Aberto.

Neste sentido, o encontro na Colômbia resultou na “Declaração de Bogotá”, fundamentada nos seguintes princípios:

1- Promover a formulação e o cumprimento das políticas públicas a favor da disponibilidade ilimitada da produção científica.

2- Promover e apoiar a qualidade da redação científica.

3- Promover o Acesso Aberto à produção científica nas suas nações.

Acesse a declaração na íntegra (external link) (em quatro idiomas). O documento tambem foi publicado no Open Access Directory (external link), em edição feita por Peter Suber.

Os próximo curso NECOBELAC estão previsto para o período de 28 de março a 2 de abril de 2011, em Madri, na Espanha; 8 a 13 de maio de 2011 em Buenos Aires, Argentina; 6 a 9 de junho de 2011 em Braga, Portugal e 22 a 26 de agosto em Guadalajara, México.

Sobre a rede
A rede de colaboração NECOBELAC tem por objetivo disseminar conhecimento em produção da literatura científica na área da saúde pública e sua publicação em acesso aberto. Coordenada pelo Istituto Superiore di Sanità (ISS (external link)) de Roma e financiado pelo 7° Programa Quadro da Comissão Europeia, a rede NECOBELAC vem, neste sentido, promovendo treinamentos para formar multiplicadores que poderão disseminar seu aprendizado por meio de cursos em seus próprios países, comunidades e instituições.

Com experiência em escrita científica e acesso aberto, bem como fornecimento de informação científica e técnica na área da saúde, os parceiros NECOBELAC são o Istituto Superiore di Sanità (ISS) de Italia, Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC (external link)) de Espanha, the University of Nottingham (SHERPA (external link)) do Reino Unido, a BIREME, o Instituto de Salud Publica (ISP (external link)) da Colômbia e a Universidade do Minho (Uminho (external link)) de Portugal.

Notícia escrita por Maria Fernanda Moraes, Assistente de Comunicação, BIREME/OPAS/OMS.