A pesquisa científica se apoia sobre os pilares da ética, transparência, rigor, relevância e reprodutibilidade. A despeito da maioria dos pesquisadores considerá-los imprescindíveis em seu trabalho, muitos estudos apontam dados preocupantes sobre falta de reprodutibilidade, má conduta científica, e outros casos de práticas questionáveis de pesquisa.

Uma possível causa desta dicotomia está no atual sistema acadêmico que enfatiza e premia elevados índices de publicações e citações, sem se ater a relevância dos temas pesquisados e a observância de práticas éticas, priorizando artigos ‘alto impacto’ não necessariamente fundamentados por resultados consistentes, que incluam resultados tanto negativos, como estatisticamente significativos. A iniciativa de disponibilizar dados básicos de pesquisa (open data) associados ao artigo tem como um dos objetivos minimizar esta prática.

Mudar este cenário depende de ação coordenada de todas as partes interessadas. Não basta que instituições, agências de fomento, editores e publishers de periódicos atuem isoladamente na elaboração de políticas e procedimentos, pois não há formas de centralizar os esforços individuais e coletivos por mais transparência e ética na pesquisa, independentemente dos incentivos oferecidos. Artigo recém publicado na Science1 relata iniciativa inovadora nesta temática.

A iniciativa Center for Open Science, fundada em 2013, responsável pelo projeto Open Science Framework, realizou em final de 2014 uma reunião de seu Transparency and Openness Promotion (TOP) em Charlestone, Virginia, com o objetivo de abordar os procedimentos e políticas de publicação de artigos em periódicos. O Comitê é formado por especialistas, editores, e agências de fomento e pretende, por meio do compartilhamento de guias de publicação, traduzir normas e valores científicos em ações concretas para encorajar pesquisadores a adotar práticas éticas e transparentes na publicação dos resultados de pesquisa em todas as disciplinas.

As guias TOP compreendem oito normas modulares que visam promover maior transparência e abertura na comunicação científica. Elas também são complementares, de forma que aderir a uma delas facilita a adoção de outras. Veja no quadro abaixo um resumo:

Tabela

O Artigo de periódico é o cerne do processo de comunicação científica. Guias para autores definem quais etapas da pesquisa devem ser compartilhadas com a comunidade para avaliação, crítica, reuso e complementação. Pesquisadores reconhecem o valor da transparência, abertura e reprodutibilidade, e o aperfeiçoamento de políticas de publicação podem servir para tornar estes valores mais evidentes e aumentar a confiabilidade da sociedade na ciência.

Referências
1. B. A. Nosek, G. Alter, G. C. Banks, D. Borsboom, S. D. Bowman, S. J. Breckler et. al. Promoting an open research culture. Science 348 (6242) 1422-1425, 2015. DOI: 10.1126/science.aab2374