A seguir a transcrição do press release da autoria de Maria Cecília de Souza Minayo, Editora-chefe e Luiza Gualhano, Assessora de Comunicação do periódico.

“A edição 20.7 da revista Ciência & Saúde Coletiva de julho de 2015 denominada ‘Importância das Revistas de Saúde Pública/Saúde Coletiva para o SUS e para a Ciência Brasileira’ celebra os 20 anos da revista da Ciência & Saúde Coletiva. Ela traz uma vasta reflexão sobre a área sob os mais diferentes pontos de vista.

Inicia-se com um belo editorial do Prof. Dr. Mengistu Asnake, Presidente da Federação Mundial das Associações de Saúde Pública. Esta importante autoridade enaltece o papel da divulgação científica para a circulação do conhecimento no mundo, para a construção de consensos e evidências, para a desmistificação de conceitos equivocados e para a formação das novas gerações.

Em seguida, dois artigos importantes abrem o número temático: uma reflexão histórico-epistemológica sobre a Ciência & Saúde Coletiva – o que na verdade transcende o periódico e abrange a institucionalização da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e o conjunto da produção científica da área. Escrito por Everardo Duarte Nunes, de certa forma, este trabalho é também o reconhecimento da trajetória acadêmica desse companheiro que acompanha com dedicação e interesse o desenvolvimento da área. O outro artigo tem também uma importância transcendental. É um texto conciso e forte Abel Packer, um dos pioneiros da internacionalização da produção brasileira em acesso aberto através do Scielo. Abel mostra como a coleção de Saúde Pública é hoje uma das maiores responsáveis pelos índices de produtividade da ciência nacional. Seu artigo também ressalta os desafios para a área, tendo como parâmetro o acelerado desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e a competição internacional.

Em terceiro lugar estão as histórias contadas sobre suas revistas pelos Editores-Chefes de cada uma: sua importância e distinção em relação às outras para a construção do SUS e da Ciência Brasileira e seus desafios presentes e futuros. São 10 artigos sobre: a Revista de Saúde Pública; os Cadernos de Saúde Pública; a Revista Brasileira de Epidemiologia; a Interface; a Saúde e Sociedade; a Physis; a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional; a Revista Saúde em Debate; a Revista de Epidemiologia e Serviços de Saúde e a Ciência & Saúde Coletiva. Há ainda uma nota sobre o Boletim Epidemiológico Paulista, uma das mais antigas fontes de comunicação do setor.

Os leitores encontrarão uma vasta reflexão que evidencia a pujança da área, seus percalços e seu caminho rumo à internacionalização, numa iniciativa propiciada pela celebração dos 20 anos da Ciência & Saúde Coletiva.”

Leia os artigos do número temático (external link) no portal SciELO.