Criada em 2001, a premiação será entregue durante o XV Encontro Nacional de Editores Científicos (XV ENEC), de 22 a 25 de novembro de 2015 no Costão do Santinho Resort em Florianópolis, Santa Catarina.

Cada periódico poderá inscrever apenas um candidato. A ficha de inscrição deverá ser preenchida, assinada, digitalizada e enviada em formato PDF para o e-mail abec@abecbrasil.org.br informando no campo de assunto Prêmio Editor do Futuro 2015, acompanhada de uma carta de recomendação do editor-chefe (ou do corresponsável pelo periódico, no caso em que o editor-chefe for o inscrito), assinada e digitalizada. Nessa carta devem ser ressaltados a função editorial e o desempenho do candidato.

As candidaturas serão analisadas pela Comissão Julgadora composta por Rui Seabra Ferreira Júnior, da Abec e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), presidente; Eloísa Príncipe, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Germana Barata, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas Unicamp), e Luís Reynaldo Ferraciú Alleoni, da Universidade de São Paulo (USP).

O resultado será divulgado até 23 de outubro de 2015. O vencedor receberá da Abec um certificado alusivo ao prêmio, gratuidade na inscrição do XV ENEC e na estadia no Costão do Santinho Resort (3 diárias) para o período do evento.

O edital está disponível (external link).

Informações adicionais sobre o Prêmio Editor do Futuro 2015 podem ser obtidas pelo e-mail abec@abecbrasil.org.br.

Fonte: Agência FAPESP de 2/09/2015 (external link)